Publicações

Sinplasc promove curso sobre segurança do trabalho em parceria com o Ifsc

O Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense (Sinplasc) está organizando, em parceria com o Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) uma capacitação referente à Norma Regulamentadora 12 (NR 12) do Ministério do Trabalho. A NR 12 define técnicas, princípios e medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de máquinas e equipamentos em todas as atividades econômicas. O curso tem como objetivo orientar a operação segura das principais máquinas inerentes ao processo produtivo da indústria plástica e será dividido em dois momentos presenciais, entre teoria e prática, com 4 horas de duração cada.

O conteúdo programático acompanha o recomendado na norma abordando questões como descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles; funcionamento das proteções, como e por que devem ser usadas; como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem.

Também tratará de questões como o que fazer se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada; os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; método de trabalho seguro; permissão de trabalho; e sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção. O curso está previsto para ser iniciado no mês de junho.