Publicações

Shopping Della recebe lançamento de documentário sobre escolhedeiras de carvão da cidade

15112611122019_As_escolhedeiras_1

Filme será exibido neste sábado (14), às 11h no Cine Della

A história da contribuição feminina na indústria do carvão de Criciúma e inserção das mulheres no mercado de trabalho. Esse é o tema do documentário “As escolhedeiras” produzido pelo Polo de Cinema Criciúma. O curta será exibido pela primeira vez neste sábado (14), às 11h no cinema do Shopping Della. A sessão é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos.

O diretor e roteirista do filme, Sander Hahn, conta que o roteiro foi inspirado nos livros “Ouro Negro” de Cristiane Dias e “Dos subterrâneos da história” do professor Carlos Renato Carola. “Nós entrevistamos duas escolhedeiras e contamos a história e rotina da dona Francelina Vaz Franco, que foi uma escolhedeira e hoje tem quase 90 anos”, explica.

Alba Idalêncio e Zilda Sebastião Santos foram as outras duas entrevistadas que participaram do documentário. A história dessas mulheres que trabalhavam com o carvão nas décadas de 1940, 1950 e 1960 começou como forma de complementar a renda familiar que resultava geralmente do salário dos maridos mineiros. “Essas mulheres trabalhavam das sete da manhã às sete da noite e tiveram um papel fundamental para inserção da mulher em lugares que ela sempre deveria ter ocupado”, completa Hahn.

O documentário que teve em média um ano e meio de pré-produção, contou com a participação de Sander Hahn como diretor e roteirista e Marcello Zapelini e Leandro De Bona Dias também como roteiristas.

15112611122019_As_escolhedeiras

Texto: Beatriz Formanski