Setor cerâmico aposta em inovação para driblar crise e otimizar vendas

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Em tempos de crise, empresários do ramo cerâmico estão tendo de se reinventar e usar de expertise adequada para solucionar impasses como empenamento, layout antigo e falta de encaixe, comuns a muitas empresas do segmento. Um desses exemplos é o proprietário da Bellatelha, Ademir da Silva Cardoso. Para ele, os maiores desafios estavam nos modelos de telhas francesas e portuguesas, fabricadas por via úmida.

Após as mudanças, a Bellatelha conseguiu se reinventar, criando oportunidades inteligentes dentro da própria empresa, como fez ao expandir um nicho que antes estava desacreditado e estático, e que atualmente representa 20% do faturamento global da empresa. “O alto volume de peças defeituosas saindo da produção impedia a venda desses modelos. Tudo isso acontecia por conta dos antigos moldes de ferro que usávamos”, explica Cardoso.

A solução para o impasse foi a implantação de estampos em polímero. “O estampo em polímero facilita o desmolde da telha, pois não há tanta adesão e também exige menor quantidade de produto desmoldante no processo, ou seja, redução de custos e desperdícios”, afirma Célio Gastaldon, do departamento comercial da Icon Estampos e Moldes. Conforme o proprietário da Bellatelha, a redução do uso de produto desmoldante caiu em 50% após a mudança. “Além disso, o acabamento e encaixe são muito superiores a anterior, tanto é que atualmente a perda de telhas na hora do desmolde é zero”, define Cardoso.

Hoje, a empresa produz 120 mil peças de telha francesa mensalmente, vendendo em torno de 40 mil peças de telha por mês em nome da empresa e terceirizando mais 80 mil.

Já na produção de telha Portuguesa a necessidade era de modernizar o layout da peça e também de solucionar problemas no transporte acometidos pela falta de encaixe e empenamento das peças. Conforme Gastaldon, através da consultoria e equipe de engenheiros e projetistas da Icon Estampos e Moldes foi possível redesenhar a telha exatamente dentro das necessidades do cliente. “É nosso maior diferencial na linha de telhas portuguesas, afinal, somos a única cerâmica de telhas no Brasil que possui esse layout”, afirma Cardoso. As mudanças acarretaram não só a qualidade e diferencial competitivo da peça, mas também um aumento em torno de 30% de vendas das telhas portuguesas.

Tanto o desmolde como o empilhamento das telhas para o transporte foi facilitado por conta do novo layout. “Antes  a quebra das peças na hora do empilhamento e ao longo do transporte era de aproximadamente 4%, após o novo desenho da telha, conseguimos eliminar isso completamente”, dispara Cardoso. Além disso, em função do aprimoramento do encaixe, a Bellatelha conseguiu otimizar a produção, inserindo mais peças no forno e também no empacotamento – em torno de 10% a mais do que anteriormente – tudo isso com mesmo número de funcionários, infraestrutura e matéria prima.

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