Publicações

Pensamento de startup e cultura da inovação pautam próximo Alfa Talk

10422604052020_Alfa_Talk___Gestao_de_crise

Série de conversas foi criada para provocar reflexões em tempos de pandemia

A pandemia do novo Coronavírus trouxe desafios não só para a área da saúde e da gestão pública, mas para todos os tipos de negócios. O pensamento de startup e a cultura da inovação podem ser caminhos para o replanejamento das ações das empresas. Os temas serão tratados na terceira edição Alfa Talk nesta quinta-feira, dia 07 de maio, às 9h. O Alfa Talk é uma série de conversas organizadas pela Alfa Comunicação e Conteúdo para tratar de temas relacionados à comunicação e aos negócios neste período de pandemia. “A comunicação é cada vez mais estratégica neste ambiente de incertezas e queremos provocar reflexões neste sentido entre nossos clientes”, explica a diretora da Alfa, Andressa Fabris. Para discutir sobre cultura da inovação, a convidada é a orientadora de negócios Cristiane Barata Búrigo. Inscrições podem ser feitas gratuitamente em bit.ly/AlfaTalkStartup.

Coronavírus e gestão de crise

Saber dialogar e utilizar narrativas empáticas é uma maneira eficaz de lidar com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Aprender a gerir essas situações de crise oriundas da COVID-19 foi o tema do segundo Alfa Talk com a participação da consultora em comunicação, gestão de crise e reputação, Rosângela Santos. A conversa mediada pela jornalista e diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo, Andressa Fabris e trouxe também a discussão de novas estratégias de comunicação que refletem a essência de cada empresa em momentos de adversidade.

Reorganizar a manutenção dos diálogos e relacionamentos é de vital importância quando se espera uma mudança de crenças que limitam o processo de gestão de crise dentro da empresa. “Nós não podemos voltar para o mesmo modelo que tínhamos antes da crise, isso não vai mais existir precisamos ter uma visão sistêmica da comunicação para construir narrativas mais humanizadas e empáticas”, aponta.

Para Rosângela os principais desafios da comunicação nos tempos de crise são repensar o modus operandi de cada organização, revitalizar os comitês de crise, obter velocidade nas ações sem perder o foco e formar os líderes. “Existem vários caminhos possíveis para realizar cada uma dessas tarefas, mas o diálogo com certeza é o mais eficaz. Precisamos aprender a ouvir e nos colocarmos no lugar dos outros para ter visões diferentes”, reforça a profissional.

Alfa Talk

Além da conversa do dia 07 de maio, o Alfa Talk já tem outras duas edições programadas. No dia 14 de maio será a vez da especialista em marketing Paula Duarte falar sobre organização de eventos online. E no dia 21 de maio, o sócio fundador da Soup, Eduardo Adas trará ao debate a importância da presença de palco em apresentações e eventos.

Ano 15

Além dos encontros virtuais realizados toda semana, a Alfa também lançou o Update, uma curadoria de informações interessantes para os negócios. Em dois formatos, newsletter e podcast, em que os profissionais da agência selecionam notícias dos mais diversos portais nacionais, internacionais, estaduais e regionais para que os clientes possam se manter atualizados sobre a pandemia e seus impactos e também saber o que outras empresas estão desenvolvendo.

A agência ainda criou a Corrente de Boas Notícias. Uma campanha realizada no Instagram (@alfacomunica) com o objetivo de fomentar a divulgação de boas notícias em meio a crise, inspirando e criando conexões entre marcas e pessoas.

 

10422604052020_Alfa_Talk___Gestao_de_crise_2