Publicações

Empresas Rio Deserto promovem a educação ambiental nas escolas

Através do PIQ – Programa de Inovação e Qualidade, conscientização ultrapassa os limites da empresa

As práticas de educação ambiental, adotadas pelos colaboradores das Empresas Rio Deserto, ultrapassam os limites do ambiente de trabalho. Através do PIQ – Programa de Inovação e Qualidade, essas ideias são compartilhadas com as comunidades onde estão inseridas as empresas do grupo. Nesta segunda-feira (10/08), cerca de cem estudantes do 3º, 4º e 5º ano, da Escola Maria Brogni, de Treviso, participaram do Projeto Momento Socioambiental realizado pelos grupos de melhorias. O encontro aconteceu no auditório da prefeitura municipal e contou com a participação do facilitador Luiz Henrique Rosa da Silva e membros dos grupos, sendo realizada palestra, gincana e distribuição de brindes aos participantes.

De acordo com a Coordenadora do PIQ, Cleusa Souza Ronsani, este projeto é fruto da união de todos os 11 Grupos de Melhorias da Mina Cruz de Malta que desenvolvem ideias e as colocam em prática, buscando encontrar soluções para o dia a dia. “Para não realizar ações isoladas, relacionadas à responsabilidade socioambiental, os grupos decidiram desenvolver este projeto em conjunto com a escola, pois quando se pensa no futuro tem-se a preocupação de como será o mundo para as novas gerações. Entretanto, deve-se pensar em como essas gerações estarão preparadas para o mundo”, esclareceu.

Nesse primeiro momento, a Escola Maria Brogni está recebendo o primeiro módulo que é reciclagem e reutilização. Ao todo são quatro módulos, sendo que também serão abordados os temas segurança, eletricidade e organização. As competências e habilidades adquiridas no módulo anterior contribuirão para os trabalhos que serão desenvolvidos nos próximos módulos. Além disso, o PIQ pretende ir mais adiante, sempre atuando junto às comunidades. “Quando reestruturamos o PIQ, decidimos atuar em vários eixos como melhoria dos processos, redução de custos, meio ambiente, segurança, responsabilidade social, comunidade, educação, entre outros. Esse projeto é extensivo ao envolvimento das crianças, sendo que é um aprendizado para a vida, pois nessa etapa eles estão em pleno desenvolvimento e os conceitos aplicados terão reflexos nas suas formações como cidadãos”, declarou Cleusa.

A Secretária de Educação de Treviso, Elaine Salvador Zeferino, destaca que a iniciativa é vista com muita satisfação. “Achamos essa ideia ótima, até para nossas crianças conhecerem um pouco mais sobre a empresa que muitos pais delas trabalham. E a questão sustentabilidade é sempre essencial para ser trabalhada na infância.”

Na terça-feira (11/08), o PIQ e o Projeto Momento Socioambiental foram apresentados à Câmara de Vereadores da cidade. Novas etapas serão realizadas envolvendo a escola nos próximos meses, com o apoio dos colaboradores facilitadores do Projeto Momento Socioambiental, Luiz Henrique Rosa da Silva, Diogo Salvador e Elizandro Pagani.