Publicações

Educadores e pais discutem importância de disciplina e limites na infância e adolescência

Debate faz parte do XII Fórum para Educadores e Pais do Colégio São Bento

“Educar com amor, mas também autoridade e disciplina”. Essa foi uma das mensagens apresentadas pelo assessor de escolas Marcelo Antonio Ferraz, à plateia de pais e professores que lotou o auditório do Colégio São Bento, para o 12° Fórum para Educadores e Pais, neste sábado, 19. Com o objetivo de tratar o tema “Disciplina: uma reflexão baseada nos limites” o tradicional fórum da escola contou também com a palestra da consultora técnico-pedagógica Ivone Boechat. Segundo ela, o olhar do professor precisa ser mais apurado e firme em relação aos alunos e também pais. “Temos que despertar o senso critíco em crianças e adolescentes para eles poderem avaliar com rigor todas as informações que recebem, especialmente neste momento digital. É muito frequente alunos ficarem acordados até tarde no computador e às 7h precisarem estar na aula. Então é preciso educar, primeiramente, os pais para imporem regras saudáveis em casa”, analisa Boechat.

Conforme a psicóloga do colégio, Aline Rosso Daltoé, é um desafio para família e escola educar a criança e o adolescente estabelecendo limites e por isso surge a necessidade de abordar o tema.”Disciplina não é um assunto novo, no entanto, o cenário está diferente. O tema não diz respeito apenas ao mau comportamento, mas também às novas tecnologias, redes sociais e a internet que estão influenciando expressivamente na formação e aprendizagem desses alunos. É preciso impor limites também nesses aspectos. Para isso, é fundamental pais e educadores trabalharem unidos em todo o processo”.

Provando a importância do fórum para o aprimoramento do projeto educacional das instituições, a diretora do Colégio São Bento, Irmã Marilde Ilkiu, reforçou a relevância do debate em seu discurso de abertura. “O objetivo do evento é mostrar que é preciso disciplina e dizer ‘não’, mesmo em uma sociedade em que se oferece tanto e em que pais compensam a ausência com tantos ‘sim’. Esse fórum mostra que carinho, cuidado e disciplina podem andar juntos”.