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Comunicação interna: por que dar atenção a este tema?

Comunicação interna: por que dar atenção a este tema?

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Como engajar os funcionários, como fazer com que tenham comprometimento com o negócio e com resultados, como motivá-los a ser empreendedores dentro de sua empresa? Estas são perguntas que, vez por outra, os empresários fazem a si mesmo. Mas aí, perguntamos: como sua equipe se sentirá parte da organização se não souber o que acontece nela ou se não tiver a mínima ideia do que é planejado para o futuro?

Um bom caminho para iniciar um processo de engajamento é a comunicação com seus funcionários. Eles precisam o que está acontecendo e o que está por vir. Claro que as informações mais estratégicas serão preservadas, mas é importante que a equipe saiba em primeira mão aquilo que vai se tornar público. Aqui, apresentamos alguns motivos para você dar atenção à comunicação com seus funcionários.

  1. Sensação de segurança

Ao saber onde a empresa está e aonde seus donos querem levá-la, os funcionários têm mais segurança e tranquilidade para trabalhar. Se eu não preciso me preocupar com meu emprego, meu foco será nos resultados que a empresa precisa para crescer.

  1. Orgulho

Perceber o crescimento da empresa, o lugar que ela ocupa na sociedade e a contribuição que dá para o desenvolvimento sócio-econômico de sua cidade e seu país fazem com que a equipe tenha muito orgulho de trabalhar naquele negócio. O pensamento é que se a empresa cresce e ocupa este lugar privilegiado é porque eu dei minha parcela de contribuição. Além de comunicar, é importante que os donos também reconheçam a importância da participação de cada um nos resultados.

  1. Redução de boatos

Se a empresa não comunica, alguém irá fazer isto por ela e, normalmente, com informações incorretas. Se a organização tem o hábito de informar os seus funcionários, seja nos momentos de comemoração ou de crise, a equipe cria uma relação de confiança e espera a versão oficial dos fatos antes de passá-los à frente. Além de evitar os boatos internos, a comunicação com os empregados propicia que as informações sejam repassadas corretamente para fora da empresa. Seus funcionários serão agentes na disseminação correta dos fatos.

  1. Alinhamento com a estratégia

Quando todo mundo sabe para onde o barco, a navegação fica mais fácil. Comunicar significa alinhar propósitos, rumos, posturas, foco, enfim, todos trabalham no mesmo sentido, com o mesmo objetivo. Assim, com informações claras, alcançar os resultados é consequência.

  1. Compromisso com as metas

Entender onde a empresa quer chegar e o porquê também faz com que o compromisso com as metas fique mais forte. O empreendimento quer ir longe? Eu quero ir junto! Este empenho com as metas fica ainda maior quando está claro como o funcionário pode crescer a partir do alcance de resultados. A empresa ganha e a equipe também.

  1. Fazer sentido

A geração Y, ou Millenials, é aquela que já nasceu digital e está desafiando empregadores e as equipes de RH. Apesar de muitas vezes serem taxados de descomprometidos, impacientes e egoístas, os jovens desta geração buscam sentido naquilo que fazem. Para eles, engajar-se significa entender o significado daquilo que está sendo proposto. A comunicação é grande aliada para fazer com que a Geração Y entenda o sentido de seu negócio e seja aliada no crescimento dele.

  1. Motivação

Não é nem preciso reforçar que a comunicação interna é uma ferramenta de motivação e de envolvimento de toda equipe. Se você dá segurança, mostra o caminho e o sentido daquilo que está sendo proposto, definitivamente sua equipe estará motivada.

Andressa Fabris é jornalista e diretora da Alfa Comunicação Empresarial.